Conhece-se muito de futebol, da escalação dos times, dos pontos fortes e fracos de cada jogador, e pouco sobre detalhes importantes da política, como a responsabilidade daqueles que nos representam e que, em última análise, foram escolhidos por nós.
Fazendo um paralelo com o futebol, os autores Heródoto Barbeiro e Gustavo Korte procuram neste livro desmistificar que política é coisa difícil de entender, que só tem gente envolvida em corrupção, e que apenas uma elite domina tudo!
Utilizando a paixão pelo esporte para transformar a participação na política, nesta obra os autores buscam destacar a importância que cada um de nós tem na qualidade da vida em sociedade, procurando conscientizar os leitores sobre a necessidade de acompanhar, não só nossos times do coração, mas – e principalmente – o que aqueles que elegemos para nos representar estão propondo a fim de resolver os inúmeros problemas que nos afetam diariamente, e como estão utilizando o dinheiro dos impostos que pagamos. Está em nossas mãos fazer deste um país melhor para se viver!