“Calor tira a capacidade do aluno de pensar com clareza”

21/03/2025

 

Economista do Banco Mundial diz que é preciso paciência, mas que perda afeta aprendizado Os efeitos negativos das mudanças climáticas sobre o aprendizado de crianças e adolescentes nas escolas são óbvios, principalmente em escolas de áreas mais vulneráveis, mas por algum motivo as autoridades e os próprios pais ignoram o fato. É com essa preocupação em mente que o economista do Banco Mundial Sergio Venegas Marin tem se dedicado a estudar o tema para apresentar dados e relatórios que respaldem investimentos do órgão multilateral em programas ao redor do mundo e estimulem gestores públicos a adotar políticas de adaptação e educação climática em benefício de estudantes. O impacto do calor extremo, que impactou escolas brasileiras em todas as regiões no primeiro trimestre deste ano, inclusive forçando fechamentos em instituições de ensino no Sudeste e no Sul, é um dos fenômenos mais observados por Venegas Marin, que recentemente apontou do Banco Mundial que estudantes brasileiros submetidos a temperaturas acima do que estão acostumados perdem aproximadamente 10% do aprendizado do ano letivo devido às dificuldades inerentes de uma sala de aula mais quente que o normal. Veja o texto na íntegra: Valor O Valor Econômico não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra.

Créditos: http://www.jornaldaciencia.org.br/edicoes/?url=http://jcnoticias.jornaldaciencia.org.br

Rua Mauro, 400 • Saúde • 04055-041 • São Paulo • SP
Tronco-chave: (0.xx.11) 5084-2482
Filial PE: (0.xx.81) 3221-0700 e 3222-2808
Copyright © 2025 por editora HARBRA. Todos os direitos reservados.